sexta-feira, 18 de julho de 2008

Heróis da Resistência


Zeca Pagodinho que me desculpe, mas, em nossa Nação Pagodeira, ele não é exceção, Zeca e outros Independentes do Ritmo costumam mudar de idéia antes mesmo do Fim de Tarde como se fossem um Gabriel Pensador Ksamba, ou como um Bicho da Seda, devorando um Biquíni Cavadão, em uma praia deserta em Angra. Não é bom passar a idéia de que não temos palavra, de que tudo aqui acaba na Magia do Samba.

É preciso mostrar ao mundo, com muito Karisma, que os Meninos do Samba são Replicantes. E se Jheremmias Não Bate Córner, é bom que se diga que o Brasil deve ser conhecido, internacionalmente, não só pelo seu Magnífico futebol, mas também pela sua Mistura de Raça, Mistura Fina, que gera Arte Popular, com Jeito Moleque. Um Kaso Raro que coloca o rock dos Titãs da música Juntocomsamba do Idioma popular dos Nativos da Ilha, Made in Brasil. Koisa de Samba, que Nenhum de Nós explica, assim como Batom na Cueca.

Não somos Inimigos do Ritmo, isso é certo. Mas o Nosso Jeito: Jeito Louco, Jeito Manhoso, Nada Por Acaso de fazer música e de encarar a vida nessa Legião Urbana, Kiloucura, nasce no Fundo de Quintal e Viramundo. Quem Kurtisamba sabe que é Karta Markada: Kemsambafica. É o Mistério do Samba.

É preciso ter Konvicção e Molejo. K Entre Nós, os Manos do Samba, os que formam a Tribbo do Pagode, Só Pra Contrariar, juntam com a Tribo do Gueto, os Engenheiros do Havaí, que na verdade são os maiores Inimigos da HP, pois abandonaram a prancheta e ficam Só No Sapatinho. Essa Revelação apenas mostra que Misturart é um dos Desejos dOs Incríveis Maníacos do Samba.

Os Marotos, Os Travessos, aqueles Ratos do porão, ou de Terreno Baldio que fazem a Harmonia do Samba, nessa terra de mistura Tutti Frutti infinita. Eles são Os Maurícios, de Roupa Nova, sobem com Asa de Águia, como 14 bis, são a Sensação da Terra Samba. E diferentemente de muito Barão Vermelho da política, os Novatos do Samba, esses meninos, da Negritude Júnior, de Sorriso Maroto, merecem uma Nova Chance, antes que venham parar em uma Sepultura, como Pixote. Em vez de provocarem a Ira da sociedade, Os Moleques Malcriados do morro deveriam receber apoio da Companhia do Pagode, de Charlie Brown Jr, de Os Tribalistas, ou de Jorge Aragão, dessa turma que Incendeia Samba, para formarem a Gangue do Samba, uma espécie de Juventude SA.

Dudu Nobre sabe e pode testemunhar que Educasamba é uma grande alternativa para Os Morenos, filhos da negligência e da Kobiça de governantes, que, prometem mudar o destino desses Falcões, antes que a RPM, depois de uma Blitz, levem-nos na Rappa. Mas esses nossos representantes, quando vão para a Nova Morada, em Brasília, esquecem Os Humildes e passam a viver Os Dourados sonhos de poder e de fortuna. São os genuínos Os Mutantes, e as mudanças prometidas não passam de Mágicas Enfaixadas. O samba muda de cenário: os Salões Verde e Azul passam a ser o FDQ desse grupo de Ordinários do Samba, que mancham a cara do Brasil e impregnam a mídia com tristes histórias dessa Loucademia de Pagode, que tem se tornado a casa do povo nos últimos tempos. Parece história de Jammil e Uma Noites.

É impressionante com Ki Prazer Os Cafajestes do Pagode dançam no plenário, comemorando o Pagode Contravenção, em vez de fazerem leis para melhorar a imagem do Brasil e a vida do brasileiro. É lamentável que as leis que eles criam só sirvam para proteger esses Intocáveis do Pagode, que seguem como Detonautas aumentando a desigualdade social neste país e ainda declaram na maior Boca Loka que a culpa é dos pobres que não usam Camisa de Vênus, quando encontram sua Karametade e sentem o Cheiro de Amor.

Como podem atribuir a eles a opção, se muitas vezes não têm dinheiro nem para os Secos e Molhados necessários à sobrevivência? Se eles passam o dia enganando o estômago, comendo Chiclete com Banana, enquanto Os Mimosos e outro Moleque e Cia, (filhos e Netinho de deputados e senadores da República) comem pizza e adoçam suas vidas no Mel com Samba e, No Swing, chegam ao Nirvana, ignorando o Molho Pardo brasileiro?

Chega de CPI, e desse Catinguelê todo. É preciso urgentemente que alguém dê aos Lírios do Samba um Capital Inicial, (PagoArt) para que eles mostrem a sua Raça, e atinjam os Paralamas do Sucesso. E, assim, quem sabe, esses Heróis da Resistência possam deixar de viver nessa Cidade Negra.

Artigo publicado na coluna “Opinião” Jornal de Uberaba, em 01-06-2007. In: www.jornaldeuberaba.com.br

Ormezinda Maria Ribeiro- Aya é Doutora em Lingüística e Língua Portuguesa pela Unesp. aya_ribeiro@yahoo.com.br

Nenhum comentário: